Geografia dos Sabores

Boa Noite Meus Amigos e Amigas,

       Vamos falar hoje sobre um assunto de dar água na boca a qualquer um do planeta terra ! mas calma ai do planeta terra? SIIIIIIIM, meus amigos do planeta terra, está para nascer alguém que venha ao Brasil e não se encante com a gastronomia brasileira, podemos ser um pais com muitos problemas, né DILMÃE ? brincadeira a culpa não é só dela né pessoal ! voltando ao assunto de interesse internacional, podemos ser um pais com muitos problemas, mas sabemos que por cima desses problemas temos muitas maravilhas ! sim, não somos feitos apenas de Cristo Redentor, São Paulo e Amazônia, nós Brasileiros temos a carta na manga para conquistar qualquer um que visite qualquer região do nosso imenso Brasil.
Quem não ama a comida feita pela vovó ? principalmente quando a vovó mora no interior aonde você chega com a certeza de que na hora do almoço você sempre vera uma mesa farta com no minimo 3 combinações e se parar pra ver são comidas de cada cantando do Brasil, mas não é apenas na casa da vovó que podemos encontrar isso, em uma reunião de família quando os familiares fazem aquele juntão aonde cada família trás um prato para a família inteira se deliciar, isso é um verdadeiro encanto de quem vem de fora, o “gringo” se sente maravilhado com aquela fartura inexistente em outro lugar da terra.
Se não conquistarmos com as paisagens naturais, com o acolhimento e o calor do Brasileiro, ao sentar a mesa na hora de uma refeição, o “gringo” certamente não resistirá aos pratos típicos brasileiros, são milhões de sabores, milhares de modos de se preparar e de se servir e dos diversos modos, a gastronomia vai mudando de acordo com a geografia da região, podemos dizer que é a geografia dos sabores, fazendo a analise geografia de cada região, podemos perceber a gastronomia mudando, se adaptando, mas de qualquer jeito sempre enchendo a boca de todos que se deliciam com os sabores brasileiros.
Uma comida típica que eu particularmente aprendi a gosta, e sempre quando tem na mesa e a primeira coisa que eu como, são alguns pratos da culinária pantaneira, por ter a família por parte de pai inteira da região do pantanal os almoços na maioria das vezes era com os pratos típicos da região, aonde muitas vezes a cara do prato não é muito bonita maaas não comemos pela aparência, são pratos um mais gostosos que os outros, que se você for pela aparência vai sempre perder umas iguarias mais gostosas que as outras !
fepasa41Onipresente nas mesas do Pantanal, a Chipa é feita com polvilho e queijo. A companhia dela é o tradicional Mate queimado: coloca-se o mate com a brasa e açúcar numa panela; mistura-se e joga-se água. O resultado é um sabor adocicado e defumado.

fepasa

Sarrabulho: feito com fígado, rim e coração de boi, além de azeitonas e vinho tinto, nasceu da necessidade de usar todas as partes do animal

fepasa3

Arroz boliviano: banana-da-terra, cenoura, carne-seca, uvas passas, ovo cozido

mas comidas típicas e muitos saborosas em :
http://gastrolandia.com.br/viagens/corumba-um-passeio-pela-comida-pantaneira/

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s