EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, UMA NECESSIDADE ATUAL!

  A prática de educação patrimonial restringia-se ao âmbito dos museus históricos, cujo termo é uma tradução da expressão inglesa sendo introduzida no Brasil em 1980 no Museu Imperial em Petrópolis.

  1.   A dinâmica da vida atual com suas
  1. transformações passaram a interferir no patrimônio.
  2.   O reconhecimento da própria história agrega padrões e valores sociais estabelecendo um processo educativo que contribui para o desenvolvimento humano.
  3.   A educação patrimonial possibilita a valorização individual e coletiva da preservação de patrimônios.
  4.   É um trabalho com foco no patrimônio cultural que busca levar  a crianças e adultos a valorização de sua herança cultural, para melhor usufruto destes bens, a fim de tornar-se um processo contínuo.
  5.   Ha uma preparação de crianças e adultos para entender e preservar os patrimônios.
  6.   Estabelecer uma relação de afeto e responsabilidade da sociedade para com o patrimônio.
  7.   A população deve priorizar suas atividades artísticas e relatos familiares.
  8.   É importante haver educação patrimonial na educação formal, ou seja, nas escolas.
  9.   A esfera pública deve ser a base da educação na identidade cultural, mas o setor privado também deve se responsabilizar na continuidade da mesma.
  10.   Se houver mais mobilização da sociedade,  teremos novas posturas quanto ao patrimônio cultural.

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